Scandal – cuidado com os bastidores

Finalizando a primeira temporada da “Série das séries”, diante de nós está Scandal – nos bastidores do poder. Esta série já na sexta temporada, com a sétima sendo a final, conta a história de Olivia Pope e sua equipe. O interessante é que a série inspira-se em histórias reais de uma assessora de George W. Bush.

De maneira geral, o enredo foca em apresentar soluções (mesmo que isto envolva assassinatos, sequestros, chantagem e outras coisas mais) para os problemas, para os escândalos vividos pelo presidente(a) – nas temporadas finais temos uma presidenta – e pelos aspirantes ao poder. A série é cheia de mistérios, reviravoltas de enredo, revelações de segredos dos personagens. Também é cheio de uma moralização arrogante, pelos chamados “cavaleiros de chapéu branco”. Tem também uma carga emocional interessante. Acertos e erros em meio a uma trama complexa.

Mas definitivamente, a série mostra que muitas vezes, “os fins justificam os meios”. O que vale é o que se mostra ou o que se permite ver. Por isso, seu subtítulo é “nos bastidores do poder”. Não há dúvida de que essa é a realidade da política no mundo. É certo também que essa é a realidade de uma sociedade que se alimenta de fotos nas redes sociais, muitas vezes, mostrando uma falsa felicidade e coisas que nem suas são!

Então cabe uma pergunta: será que essa é a nossa realidade como cristãos? Temo descobrir que sim! Muitas vezes, você e eu mascaramos, disfarçamos… as vezes até, escondemos descaradamente, mentimos sobre o que somos e fazemos. Preciso parecer santo, perfeito. No entanto, somos alertados pela Palavra de Deus: “O coração humano é terrivelmente sombrio e enganoso, um enigma que ninguém consegue decifrar”Jeremias 17:9. Achamos que podemos viver vidas diferentes nos bastidores. Diante de todos me comporto como um incrível servo: humilde, submisso, paciente. Mas nos bastidores, por detrás do “palco”, distante do olhar das pessoas não sou nada disso. Reclamo, me acho, me imponho.

Eis o risco que corremos, pois o mesmo texto de Jeremias é completado no verso 10: “Mas Eu, o Eterno, investigo o coração e examino a mente. Eu examino o coração humano, vou à raiz de tudo”.

Para nosso Senhor não há bastidores. Ele vai “à raiz”. Dele não há como esconder. Diante dEle não é possível ser mascarado, não é possível fingir ser algo ou viver algo que não é verdade. Então se liga, é melhor seguir o exemplo de Davi e pedir: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”Salmos 51:10. Com coração puro e espírito reto seremos os mesmos diante de Deus e diante dos homens. E assim, jamais estaremos sujeitos a escândalos.

Fique na paz de Cristo e prepara-se que logo surge uma nova temporada!

, , , ,
Post anterior
A expectativa e a realidade
Próximo post
Alíííííívio!

Posts Relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X