Entrevista de emprego

Você está a procura de emprego e neste processo utiliza sua rede de relacionamento (networking), tanto virtual como pessoal, se candidata para vagas específicas através de sites de empresas especializadas e também nos sites das próprias empresas contratantes, deixa seu Linkedin atualizado e assim por diante.

Num belo dia recebe uma ligação e do outro lado alguém se apresenta e pergunta se você tem a possibilidade de participar de uma entrevista para uma vaga que, no primeiro momento, parece ser a que você pediu a Deus. Depois de passada a euforia do convite vem a preocupação: o que irão me perguntar, como devo responder, que roupa devo usar…

Calma, estas preocupações são normais.  Anormal seria se você não estivesse preocupado, mas isso não pode tomar conta e nem atrapalhar no momento da entrevista. A regra mais valiosa neste momento é ser você mesmo, parece básico já que isso deveria ser normal, mas em muitos casos o entrevistado tenta mostrar uma pessoa que nem ele mesmo conhece e muitos entrevistadores conseguem perceber a falta de autenticidade dos candidatos.

Uma boa dica é tentar ser assertivo em suas respostas, ou seja, nem fale muito, nem pouco, fale o suficiente para que o entrevistador consiga sanar dúvidas com relação à pergunta feita a você. Há uma falsa percepção de que é necessário falar muito para ser bem sucedido na entrevista. Em alguns casos pode acontecer até de o entrevistador não fazer todas as perguntas programadas, isto porque o candidato se estendeu nas respostas levando-o a perder pontos preciosos no processo seletivo.

O que devo vestir quando for participar da entrevista? Essa é uma pergunta recorrente. Uma dica importante é pesquisar sobre o ambiente e a cultura da empresa, por exemplo: se sua entrevista é para um Banco onde os funcionários utilizam terno e gravata, tente utilizar este mesmo tipo de vestimenta na entrevista. Agora, se você estiver indo participar de uma entrevista em uma Startup onde o ambiente é informal e os funcionários trabalham mais à vontade, não usando roupas sociais, então você tem a liberdade de ir com um traje esporte, lembre-se traje esporte não significa ir com a camisa do seu time de coração, mesmo porque este pode não ser o time do coração do entrevistador. Pesquisar sobre a empresa também serve para possíveis questionamentos que possam ser feitos a você quanto ao seu grau de conhecimento da empresa que você está pleiteando uma vaga.

Estas são pequenas dicas, tem muita coisa a mais que você pode estudar a fim de ser bem sucedido no processo seletivo, mas de nada adianta você se preparar e não tomar a atitude mais importante no processo, dobrar os joelhos e orar a Deus a fim de obter sucesso segundo a vontade Dele.

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta”Mateus 7:7-8

Que Deus te abençoe.

,
Post anterior
O Amor de Deus – trilogia
Próximo post
Casamento jovem: princípios bíblicos para jovens que querem se casar – parte 1

Posts Relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X