VIVA O REINO – “CONCEITOS”

Conceitos… Não gostamos muito de falar em conceitos e teorias. Gostamos do que é concreto, prático. Contudo, no que diz respeito ao reino de Deus, não é possível começarmos a falar de praticidade sem entender o que significa esta expressão. Por isso, convido você a fazer um exercício reflexivo comigo, neste devocional, para tentarmos entender o que é o reino.

 O texto de Marcos 1:14-15 narra os primeiros lances do ministério de Jesus aqui na terra. Tão logo João saiu de cena (foi preso), Jesus entra em ação. Era o fim do ministério do Batista e o início do ministério do Salvador. Neste texto lemos: Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

O principal tema da mensagem de Jesus era o reino de Deus. Para entendermos sua missão, precisamos entender bem este conceito. Basicamente, à luz do Novo Testamento, o significado de reino é “governo”. Sendo assim, podemos dizer que o Reino é o domínio ou governo real de Deus. Este “governo”, que um dia será revelado total e plenamente com a glória na nova terra, já iniciou em Jesus e terá continuidade na comunidade de Jesus até os confins da terra, segundo Rienecker. Para entendermos melhor este conceito, focalizemos nossa atenção na expressão “o tempo está cumprido”, anunciada por Jesus em Mc 1:15.

Temos, no grego, a palavra Kairós, traduzida por “tempo”. Este termo era usado para designar qualquer propósito prático em que se apresenta uma boa ocasião para a ação. Não é um tempo mensurável. Não é um tempo de relógio, como o chronos (tempo cronológico)tempo que nós conhecemos. É a ocasião oportuna para algo ser feito. Neste caso, era a ocasião oportuna para o início do estabelecimento da restauração completa do reino prometido.

Com Jesus, o reino se aproximou como nunca antes, desde a queda dos seres humanos. Desta forma, aquilo que será um dia em plenitude foi aproximado! Jesus veio para colocar em ordem as coisas que foram bagunçadas no inicio da história de nós, seres humanos. Deus havia criado tudo harmoniosamente, e tudo funcionava corretamente, até que um dia bagunçamos isso.

A Bíblia conta que, no início, Deus criou o mundo, e criou nós seres humanos. Ele sempre foi rei, e sempre governou muito bem tudo. Mas quando criou os seres humanos, compartilhou com este o seu poder. O colocou para dominar o mundo criado por ele. O Salmo 8 diz isso claramente. O problema é que o homem não se contentou com o poder que recebeu, e quis ser o próprio rei. Rebelou-se contra o criador trazendo desordem as coisas criadas. Depois do pecado as coisas já estavam mais em harmonia. Irmãos começaram a matar uns aos outros. A maldade no coração do homem foi cada vez mais aumentando.

Contudo, o plano de governo do Rei, que foi abandonado pelos governados, nunca o foi pelo governante. Deus sempre foi rei, e interviu na história para mudar esta situação. Uma destas atitudes foi formar o povo de Israel para ser detentora do rei, povo que dissesse para outras nações que existe um rei. Este povo falhou. Daí, um dia ele prometeu a Davi, que levantaria um rei, e que o seu reinado não teria fim. Este rei viria para colocar as coisas nos seus devidos lugares. Este rei é o Senhor Jesus, e com a sua chegada, o governo de Deus chegou mais próximo de nós. Quando o anjo anuncia o nascimento de Jesus a Maria a lembra desta verdade: seu não teria fim! (Lc 1:31-33).

Já vivemos o reino. Existe um rei governando. Ele é reino de direito sobre tudo. O reino de Deus tem dado os seus sinais na história. Vidas têm sido transformadas. Vidas têm sido amparadas! Os marginalizados têm sido socorridos, porque aonde chega o reino a vida humana é valorizada. Cristãos que se renderam a Cristo e são cidadãos do reino tem influenciado vidas. Este rei quer governar sua vida não só de direito, mas de fato. Creia nisto. Viva debaixo das ordens deste rei. Ele está colocando em ordem a bagunça causada pelo pecado, e reorganizando a nossa vida!

 Até o próximo!

Post anterior
SOMOS TESTEMUNHAS DO REI
Próximo post
VIVA O REINO – “CONVOCAÇÃO”

Posts Relacionados

No results found

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X