Profissões do Futuro – start!

Você sabia que 30% das profissões de 2030 ainda não existem?

Dias atrás eu fui ao supermercado e na hora de ir para o caixa, uma das opções seria de eu mesma passar minhas compras no leitor de código de barras e efetuar o pagamento com o cartão. Tudo isto, sem a necessidade do serviço da atendente do caixa. Se você ainda não presenciou tal fato, não vai demorar muito para se deparar com uma situação similar a esta. Algumas atividades simplesmente estão evoluindo de tal forma que estão dispensando a necessidade da interação humana. Você já deve ter ouvido falar nos carros autônomos. Uma mudança como esta leva a um tsunami, devido ao tamanho impacto que promove no mercado! Montadoras verão seu volume de vendas caírem drasticamente, autoescolas ficarão vazias, indústrias de insumo como aço verão as vendas despencarem, sem contar na quantidade de motoristas profissionais que passarão a ter que buscar novas fontes de renda.

É fato que o avanço da tecnologia está trazendo um monte de mudanças no mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo em que algumas profissões simplesmente desaparecerão (o que é normal – antigamente havia datilógrafo! Alôooo, quem faz curso de datilografia hoje em dia?), outras surgirão! Uma pesquisa da Institute for the Future (IFTF) prevê que aproximadamente 30% das profissões de 2030 ainda não existem! 2030 vai chegar num piscar de olhos, acredite! E como se preparar para não ficar obsoleto para o mercado de trabalho se ainda nem sabemos quais profissões irão existir? Foque no desenvolvimento das suas habilidades ou como o mercado comumente chama: foque nos skills que serão estratégicos!

É claro que vou abordar de forma genérica e que cada área de trabalho tem skills específicos. Mostrarei aqueles que serão chave e gerais para as novas profissões, mas não deixe de buscar especificamente sobre a sua área de formação ou aquela em que você está se preparando para exercer!

Aliás, vou apresenta-los no próximo texto! A FUMAP preparou uma série para falar sobre este tema! Fique ligado!

, ,
Post anterior
Sal não é tempero
Próximo post
Competências do futuro ou do agora?

Posts Relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu
X